Quando falamos em cuidados com idoso, é imprescindível que o  cuidador e profissional seja treinado essa missão será importante entender que os idosos estão mais vulneráveis a certas situações e que é normal precisarem de auxílio para além de simples tarefas do cotidiano.
Para que a saúde, segurança, assistência e demais cuidados com idoso sejam feitas de maneira satisfatória, é preciso que a pessoa encarregada dessa função tenha responsabilidade e comprometimento.
Com o objetivo de fazer você entender melhor o assunto, observe;, trataremos de alguns pontos fundamentais que devem ser considerados para cuidar dos idosos.

Oferecer uma alimentação balanceada e adequada

A alimentação do idoso deve ser equilibrada para suprir a carência de nutrientes, que é comum nessa etapa da vida. Devemos sempre ter a orientação do profissional nutricionista para que elabore uma dieta de acordo com as necessidades exclusivas de cada um, como um possível surgimento de alergia alimentar, a restrição de sal ou açúcar, restrição aos alimentos ricos em gorduras, entre outras.

Auxiliar na higiene

Quanto à higiene, pode ser preciso supervisionar banhos ou, em muitos casos, ajudar o idoso com essa tarefa. Lembre-se de observar se há algum assento, para que o idoso possa se ensaboar com segurança. Além disso, é importante pensar na segurança do banheiro: solicitar que a família se empenha na segurança do mesmo, barras de apoio no vaso sanitário e deixar a pia bem fixada à parede são soluções fundamentais para evitar acidentes.
Não se esqueça também de supervisionar a higiene bucal e ter os cuidados com a hidratação da pele. Caso o idoso precise do uso de fraldas, é importante ter atenção para trocá-las sempre que necessário.

Zelar pela segurança da casa para evitar acidentes

Mantenha a casa bem organizada e livre de possíveis obstáculos que possam causar acidentes ao idoso. Elimine os pisos soltos ou molhados, os móveis pequenos espalhados pelos cômodos e os tapetes escorregadios.
O ideal é sempre ter piso e tapetes antiderrapantes nos cômodos, principalmente no banheiro e no quarto do idoso, para evitar possíveis quedas. Outra providência segura e que evita acidentes é deixar uma lanterna com o idoso, para que ele possa se locomover com mais segurança pela casa à noite.

Atentar à rotina de medicamentos e consultas médicas

Faz parte da rotina dos idosos fazerem uso de medicamentos, seja para controle de doenças crônicas  ou outras doenças relacionadas à idade. Para que os remédios sejam tomados da forma correta, organize-os corretamente
Agende as consultas com o geriatra regularmente, e quando necessário com outros especialistas de acordo com a saúde do idoso, e cuide para que ele tome somente os remédios receitados pelo médico, na quantidade e no horário indicados.

Estimular o convívio social e atividades físicas para o idoso se não houver contra indicação

É muito importante que o idoso mantenha uma vida social ativa. Para isso, proporcione a ele momentos de lazer e passeio ao ar livre. Além de trazer benefícios físicos, isso será útil para que ele mantenha a saúde mental em dia.
Além disso, praticar atividades físicas como hidroginástica, pilates, musculação e alongamentos fará com que ele interaja com outras pessoas. Mas antes de matricular o idoso em alguma atividade, lembre-se de que a indicação e a autorização para a prática de esportes na terceira idade deve ser feita pelo médico do idoso.
Como você conferiu no post, os cuidados com idoso requerem disposição em ajudar o próximo. No entanto, pode ser algo muito gratificante e prazeroso poder contribuir na vida daqueles que já não têm mais o vigor da juventude.
Agora que conheceu mais um pouco sobre o assunto, entenda também como deve ser o relacionamento entre o cuidador e o cliente/ paciente.

Categorias: Travel